sexta-feira, julho 1
Shadow

Brasil lidera ranking de participações em Copas do Mundo; Veja lista

25 de março de 2022 –Brasil lidera ranking de participações em Copas do Mundo; Veja listaEstar presente no maior torneio de futebol do planeta sempre é motivo de orgulho. Para algumas seleções, isso é corriqueiro. Mas para outras, não. A partir de 2026, com o aumento de participantes de 32 para 48, chegar lá pode ser mais fácil. Contudo, não se pode negar que novas nações sentirão o ardor deste período único a cada quadriênio.

A Alemanha foi quem mais teve pódios. Foram quatro títulos, quatro vices e quatro vezes em terceiro. O Brasil conta com nove (5x campeão, 2x vice e 2x terceiro); a Itália tem quatro títulos, dois vices e um terceiro lugar; a Argentina tem dois títulos e três vices; fechando o Top-5, a França, com dois títulos, um vice e dois terceiros.

No número de gols marcados, o Brasil também lidera, com 229. Em seguida, vem a Alemanha, com 226. Aqui, a Argentina fica com o terceiro lugar, com 137. Também pela quantidade de participações, Alemanha e Brasil foram as que mais sofreram tentos – 125 e 105, respectivamente. Fecha o Top-3 o México, que foi vazado 98 vezes.

Num ranking por Confederações, a Uefa foi campeã 12 vezes, vice em 16 oportunidades e terceira em 17. A Conmebol venceu em nove, foi vice em cinco e terceira em três. Todas as outras (OFC, Concacaf, CAF e AFC), somadas, levaram apenas um bronze, com os EUA, na Copa de 1930, no Uruguai.

Ranking de participações em Copas do Mundo da Fifa
Brasil: 21 vezes (o país foi o único a participar de todas as edições da Copa)
Alemanha: 19 vezes
Itália: 18 vezes
Argentina: 17 vezes
México: 16 vezes
Espanha, França e Inglaterra: 15 vezes
Bélgica e Uruguai: 13 vezes