domingo, julho 3
Shadow

Veja as contratações, saídas e sondagens do Corinthians para 2022

10 de janeiro de 2022
Veja as contratações, saídas e sondagens do Corinthians para 2022De olho na temporada de 2022, o Corinthians tem nomes importantes em pauta para reforçar o elenco. O primeiro deles, foi o volante Paulinho, que estava sem clube desde que deixou o Al-Ahli, da Arábia Saudita, e foi anunciado na última Semana pelo clube. Já no campo ofensivo, o clube sonha com os uruguaios Edinson Cavani e Luís Suárez, mas pode ter mesmo um brasileiro naturalizado espanhol, Diego Costa, que encaminhou a sua rescisão com o Atlético-MG e pode ficar livre para assinar com o Timão.

Cavani deve permanecer no Manchester United até o fim do contrato, em junho, já Suárez não tem o interesse de atuar no futebol brasileiro no momento. O Timão também está de olho no mercado para reforçar o seu sistema defensivo, tendo aberto conversas com o Botafogo para contratar Kanu, e monitorando o mercado internacional, no caso de Felipe, que já defendeu o Timão, não renovar com o Atlético de Madid-ESP.

Paralelamente, a diretoria corintiana tenta aliviar a folha salarial, tendo acerto a saída em definitivo e por empréstimo de peças que estão fora dos planos.


CONTRATAÇÕES DO CORINTHIANS
O Corinthians anunciou a contratação do meio-campista Paulinho com vínculo até dezembro de 2023. Com uma dívida total próxima a R$ 1 bilhão, o clube estuda alternativas de mercado que sejam viáveis financeiramente, principalmente com atletas chegando a custo zero, com a equipe pagando apenas salários e premiações. No caso do camisa 15, o Grupo Taunsa, empresa de agronegócios, entrou como parceiro corintiano e pagará partes dos vencimentos do atleta.

QUEM SAIU
O goleiro Walter e o lateral-direito Michel Macedo tinham vínculo com o Corinthians até o dia 31 de dezembro, ainda que tivessem atuado por empréstimo por Cuiabá e Juventude, respectivamente, no último Brasileirão. Com a virada de ano, o goleiro assinou um contrato em definitivo com o Cuiabá, já Michel acertou a sua transferência para o Ceará.

Outro goleiro que não ficará no Timão é Caíque França, que não teve o seu contrato, que terminou em dezembro, renovado, e está livre no mercado.

O Timão acertou a saída dos meia Richard e Sornoza para Ceará e Independiente del Vall-ECU, respectivamente, e dos atacantes André Luís e Marquinhos para o Cuiabá. Em todos os casos os atletas tinham contrato com o clube do Parque São Jorge, foram liberados sem compensação financeira, mas o Corinthians manteve parte dos direitos econômicos dos jogadores.

O Corinthians ainda emprestou os zagueiros Caetano, para o Goiás, e Léo Santos, para a Ponte Preta, assim como o volante Matheus Jesus, que também foi cedido para o clube campineiro. O meia Vitinho foi emprestado ao Vasco, e os atacante Janderson, ao Grêmio, e Everaldo, ao América-MG.

QUEM PODE SAIR
O meia Éderson, que pertence ao Corinthians, mas no último Brasileirão atuou emprestado ao Fortaleza, é alvo de outros clubes, como o Atlético-MG. O Timão não tem pressa em negociar o jogador e visa observar as propostas. Uma permanência é descartada, diferentemente de um novo empréstimo ao Fortaleza que é considerado, ainda que a equipe cearense, em novembro, tenha feito uma proposta de R$ 10 milhões pelo atleta.

Fora dos planos do Timão, o zagueiro e lateral-esquerdo Danilo Avelar chegou a despertar o interesse do Cruzeiro, que, com a compra e nova administração recuou. Atletas importantes do elenco corintiano, o zagueiro João Victor é observado pelo Benfica, enquanto o atacante Róger Guedes recebeu duas propostas, uma do mundo árabe, que foi recusada, e outra do Krasnodar, da Rússia, que também não tende a ser aceita.

O lateral-direito Matheus Alexandre, que foi emprestado ao Coritiba no segundo semestre do ano passado, deve ser novamente cedido à equipe. Já Matheus Davó, que foi negociado por empréstimo para o Guarani e Philadelphia Union em 2021, em 2022 deve defender o São Bernardo, também emprestado.

DESAFIOS PARA 2022
Em 2022, o Corinthians disputará Campeonato Paulista, Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro e Libertadores, a partir da fase de grupos. Na última temporada, o time passou em disputar títulos, mas com os reforços que chegaram no meio da última temporada a expectativa corintiana é brigar por taça neste ano.

TIME-BASE DE 2022
Cássio; Fagner, João Victor, Gil e Fábio Santos; Paulinho (Cantillo); Willian, Giuliano, Renato Augusto e Róger Guedes; Jô.