30 de abril de 2022O Minas Tênis Clube conquistou o título da Superliga feminina de vôlei após derrotar o Praia Clube por 3 sets a 1, parciais de 26/24, 18/25, 25/15 e 25/17, na sexta-feira (29) na Arena Nilson Nelson, em Brasília. Com isso, a equipe de Belo Horizonte venceu a série de partidas da final por 2 a 0.
A equipe mineira repetiu o placar do primeiro jogo da série “melhor de três”, vencendo por 3 a 1 (26-24, 18-25, 25-15 e 25-17). Precisando da vitória, o Praia começou agressivo e abriu cinco pontos no início do primeiro set. Após uma parada do técnico Nicola Negro, o Minas conseguiu encostar no placar e empatou após um emocionante rally de 40 segundos de duração. A parcial seguiu equilibrada até o final, com a equipe mesatenista aproveitando erros das adversárias para vencer o primeiro set.
O segundo set teve um domínio do Praia. O técnico Paulo Coco colocou Tainara no lugar de Anne Buijs, que não teve um bom desempenho no primeiro set. A mudança foi boa para a equipe de Uberlândia que não teve dificuldade para fechar a parcial com sete pontos de vantagem.
O Minas garantiu a vitória com uma atuação excelente no terceiro e no quarto set. Neri Oszoy e Kisy continuaram virando bolas importantes, com Pri Daroit e Thaisa também rendendo mais na segunda metade do jogo. Kisy foi eleita a melhor da partida e recebeu o troféu Viva Vôlei. Ela foi a maior pontuadora do jogo com 22 pontos.
A equipe campeã dominou a seleção da temporada. Macris foi eleita a MVP e também a melhor levantadora. O Minas também teve a ponteira Neri, a central Thaisa e o técnico Nicola Negro na seleção do campeonato. Também entraram na lista, a central Carol do Praia, a ponteira Peña, do Sesc Flamengo, a oposta Nia Reed do Sesi Bauru, e a líbero Camila Brait do Osasco. Carol também foi eleita a craque da galera.
Após o jogo, foi feita uma homenagem a Walewska, campeã olímpica em Pequim 2008. A atleta do Praia Clube vai se aposentar no fim da temporada.