quinta-feira, setembro 29
Shadow

Rússia poderá ficar fora Copa do Mundo no Catar

09 de março de 2022 –Rússia poderá ficar fora Copa do Mundo no CatarEm decisão conjunta com a Uefa, a Fifa anunciou a suspensão da Federação de Futebol da Rússia de competições organizadas pelas entidades, por tempo indeterminado. A decisão, que inclui a seleção e os clubes das modalidades de base, feminino e masculino do país, é mais uma reação às invasões militares do país presidido por Vladimir Putin à Ucrânia.

Com a decisão, a Rússia está, até segunda ordem, excluída das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022 e, portanto, fora do Mundial do Catar. O time enfrentaria a Polônia em 24 de março, em casa, pela semifinal da repescagem europeia; se vencesse, pegaria Suécia ou República Checa, também em território russo, por uma vaga no principal torneio de seleções do mundo.

O futebol está totalmente unido aqui e em total solidariedade com todas as pessoas afetadas na Ucrânia”, disse a Uefa em comunicado.

Até o momento, não foi definido o que acontecerá com a repescagem. Se a punição não for revertida a tempo, a Polônia pode ganhar a vaga automaticamente na final contra suecos ou checos. Outra possibilidade é que a vaga na semifinal passe para a Eslováquia, que ficou em terceiro no grupo da Rússia na primeira fase das Eliminatórias.

Os clubes russos também estão suspensos das competições europeias. A decisão afeta o jogo entre Spartak Moscou e RB Leipzig na quinta-feira (10), pelas oitavas de final da Liga Europa.