sexta-feira, junho 2
Shadow

Corridas sprint não estão garantidas na temporada 2022 da Fórmula 1

25 de janeiro de 2022 –Corridas sprint não estão garantidas na temporada 2022 da Fórmula 1Após o sucesso das corridas sprints em 2021, a expectativa da Fórmula 1 era aumentar de três para seis o número de Grandes Prêmios que eram uma espécie de ‘mini corrida” realizadas no sábado para definição do grid de largada da prova de domingo.

Só que a ideia está ameaçada, pelo menos de acordo com declarações dadas pelo chefão da McLaren, Zak Brown. O chefe da equipe inglesa disse que um embate entre Mercedes, Red Bull, Ferrari e a F1 ameaça a continuidade das corridas sprint. “A F1 talvez não encontre uma saída. Seria uma pena”, afirmou Brown.

Ao que parece o problema é financeiro. Os eventos representam custos adicionais às equipes, que tiveram subsídios por parte da categoria em 2021. Sabendo do aumento do custo, a Fórmula 1 também permitiu que as escuderias excedessem o teto de gastos previstos para a temporada.

Só que em 2022 isso não vai acontecer. O teto total foi reduzido, de 145 para 140 milhões de dólares. Segundo Zak Brown isso gerou um cabo de guerra, já que as principais equipes ficaram descontentes.

As corridas sprint que em 2021 aconteceram nos GPs de Silverstone, Monza e Interlagos teriam novas edições nas provas de Bahrein, Ímola, Canadá, Áustria e Holanda nesta nova temporada.

Sem confirmação da organização da Fórmula 1, resta esperar para saber quem ganha a briga: a categoria, ou as escuderias que querem mais dinheiro para seguir um formato que foi sucesso em sua temporada de estreia.