sábado, outubro 1
Shadow

UEFA prepara medidas para evitar grandes goleadas no futebol feminino

6 de dezembro de 2021

UEFA prepara medidas para evitar grandes goleadas no futebol feminino
Jogadoras da Inglaterra comemoram goleada de 20 a 0 na Letônia

A chefe do departamento de futebol feminino da UEFA, Nadine Kessler, anunciou que a entidade tomará medidas para equilibrar o nível do futebol feminino no continente. A medida será tomada após goleadas muito elásticas aplicadas nas Eliminatórias para a Copa do Mundo Feminina.

Apenas na última data Fifa, foram vistos placares de 20 a 0 da Inglaterra sobre a Letônia e de 19 a 0 da Bélgica sobre a Armênia.

Segundo Kessler, a UEFA estuda mudar o formato de classificação para o estilo adotado na Nations League para o futebol masculino. No torneio, disputado a cada dois anos, as seleções são divididas em grupo e jogam entre si em partidas de ida e volta, sendo que os quatro melhores de cada grupo passam às semifinais.


“Existem níveis enormes de inatividade em todo o mundo, nas ligas, no futebol de seleções nacionais, e se você não jogar regularmente, em um nível de elite, por uma seleção nacional, se sua liga não estiver funcionando e tiver que ser cancelada por fatores externos. Tudo isso explica o motivo de estarmos presenciando resultados que antes não aconteciam”, disse.

Apesar dessa ideia, a entidade sabe que apenas essa alteração não mudará todo o cenário do futebol feminino europeu. A confederação admite também que a pandemia de covid-19 atrasou bastante o desenvolvimento das seleções pelo mundo.

“O formato vai ajudar a resolver isso, com certeza. Mmas o que cria sucesso e o que cria competitividade? São os investimentos regulares, as estruturas certas no terreno, as ligas nacionais que estão funcionando regularmente, com bons padrões e a participação regular nas nossas eliminatórias para a Copa do Mundo ou Euros”, completou.

Caso aprovadas, as mudanças só devem acontecer após a próxima Copa do Mundo.