quinta-feira, setembro 29
Shadow

Ex-jogador Zé Roberto diz que VAR diminuiu sua vontade de assistir futebol

Ex-jogador Zé Roberto diz que VAR diminuiu sua vontade de assistir futebolO ex-jogador de futebol Zé Roberto disse que tem perdido a vontade de assistir futebol por conta das polêmicas envolvendo o árbitro de vídeo o VAR. Para ele, uma revisão do uso do sistema no Brasil é necessária, pois sua má aplicação está confundindo e tirando a paciência dos jogadores e torcedores.

Precisamos rever com muita urgência a aplicação do VAR. Cada jogo, cada fim de semana a gente tem uma polêmica nova, uma discussão nova. Muito tempo para rever os lances em campo. É uma questão que tira a paciência dos jogadores, dos torcedores e está trazendo muita confusão para o futebol, que sempre foi simples. Essa simplicidade, infelizmente, por conta de muita polêmica, muitos erros” disse Zé Roberto.

A gente poderia simplificar revendo algumas aplicações do VAR. Vou confessar: chega o fim de semana e eu, que sempre tive muito gosto de ver futebol, essa vontade tem ficado para trás por conta dessas” completou.

Na última quarta-feira, as partidas Ceará x São Paulo e Coritiba x Corinthians pelo Campeonato Brasileiro tiveram novas polêmicas de arbitragem envolvendo o VAR.

Sobre o VAR
Desde que foi usado pela primeira vez na Copa do Mundo de 2018, o Árbitro Assistente de Vídeo recebeu várias críticas, pois são três árbitros em uma sala cheia de monitores e com todas as possíveis jogadas para analisar e ajudar o árbitro com qualquer jogada controversa ou decisão que já tenha sido tomada.

O sistema ajuda os árbitros principais a não tomarem decisões erradas em jogadas dentro da área. No caso de um jogador ser repreendido ou expulso ou se não houver certeza sobre o infrator, os operadores VAR podem notificar o árbitro da decisão correta.