quarta-feira, junho 7
Shadow

MotoGP: KTM prepara “super motor” para a temporada 2021

MotoGP: KTM prepara "super motor" para a temporada 2021De acordo com o regulamento da MotoGP, as equipes KTM e a Aprilia têm a permissão para seguir o desenvolvimento de seus motores para 2021, algo que é proibido para as montadoras não-concessionais (Honda, Yamaha, Ducati e Suzuki). E os resultados recentes da montadora austríaca já levantam preocupações dos rivais de que a KTM pode estar construindo um “super motor” para 2021.

A medida do congelamento dos motores havia sido tomada como parte do corte de gastos devido à pandemia, algo aceito por todas as montadoras. Porém, a KTM poderá desenvolver seu motor para 2021, mesmo perdendo suas concessões com base nos resultados, as vitórias de Brad Binder e Miguel Oliveira.

Esse movimento, porém, deixou várias rivais furiosas. Uma fonte próxima que estava presente na reunião da Associação de Montadoras (MSMA) antes do GP da Estíria, explicou como foi o caso, quando a KTM recebeu a dispensa.

“Acreditamos que a KTM está preparando um super motor para 2021. Diferente do resto, eles vão poder mexer no motor sem limitações. Na verdade, eles podem fazer um novo se quiserem”.

A proposta da Motorcycle Sport Manufacturers Association (MSMA) era de permitir que a KTM continuasse correndo com dois motores a mais do que o número atual. Com isso, ela teria nove no total, considerando um calendário de 20 provas em 2021, enquanto seus rivais teriam apenas sete, após levantar preocupações sobre a confiabilidade de sua unidade atual.

Sem uma posição unânime entre as seis montadoras, os executivos da Comissão de Grandes Prêmios interviram, citando o novo regulamento sobre partes homologadas – onde o motor e peças aerodinâmicas estão categorizadas.

De acordo com o o regulamento -Qualquer montadora que tem concessão em 2020 e começa 2021 sem elas, estará sujeita aos regulamentos de homologação de seu motor no primeiro evento de 2021, onde essa especificação [a de 2021], deve ser apresentada ao Diretor Técnico.

Isso criou muito ressentimentos com relação à KTM, com alguns bravos que, com essa vantagem, a KTM poderá desenvolver seu motor, enquanto as demais terão que usar as versões atuais até o final do próximo ano.